Divulga CCJ: professora do curso fala à CAPES sobre prêmio recebido na Itália

10/08/2015 14:05

alineEm recente entrevista concedida ao portal da CAPES, a professora substituta do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, Aline Beltrame de Moura, comentou a premiação que recebeu no primeiro semestre deste ano como a melhor tese de doutorado em direito internacional defendida na Itália no ano de 2014. Confira a íntegra da matéria clicando aqui. Na publicação da CAPES, a pesquisadora falou sobre o impacto da experiência sobre a atual fase de sua carreira acadêmica: “Além de poder transmitir o conhecimento da matéria em forma de conteúdo em sala de aula, acredito que seja muito importante que o magistério seja, na medida do possível, um referencial positivo para os alunos, no sentido de que um trabalho feito com dedicação e perseverança acabe refletindo seu esforço, mesmo que de modo inesperado, como foi este Prêmio”.

Aline recebeu o Prêmio Riccardo Monaco, que é entregue anualmente pela Società Italiana di Diritto Internazionale para o trabalho em nível de doutoramento apresentado perante uma banca italiana que oferece a contribuição inédita e original mais significativa para a ciência do direito internacional.

O título da tese vencedora, apresentada na Universidade de Milão, é “Caratteri ed effetti della cittadinanza tra diritto internazionale e fenomeni di integrazione regionale: Unione europea e Mercosul”, em português “Características e efeitos da cidadania entre o direito internacional e os fenômenos de integração regional: União Europeia e Mercosul”.

Aline Beltrame de Moura também obteve o bacharelado em Direito no CCJ-UFSC, assim como o mestrado no PPGD-UFSC, ambos sob a orientação do prof. Dr. Arno Dal Ri Jr.