Divulga CCJ: evento na próxima semana discute crueldade contra animais

09/10/2015 16:40

cartaz_evento_Foie_Gras_UFSCObservatório de Justiça Ecológica (OJE) está convidando a comunidade acadêmica para uma mesa de debates que promove na quarta-feira (14/10), quando coloca em pauta como tema  o Foie Gras: gastronomia ou crueldade? O debate vai reunir técnicos e pesquisadores sobre o assunto, abordando aspectos jurídicos e políticos sobre a fabricação deste produto alimentício de origem animal que vem sendo questionado mundialmente (clique na imagem ao lado para ler a programação completa). Será fornecido certificado de 2h/aula como atividades complementares. O evento é gratuito e acontece das 10 às 12 horas no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC.

Segundo os organizadores do evento, em setembro teve início em Florianópolis um movimento contra a produção, preparo e comercialização do Foie Gras, patê produzido a partir do fígado de gansos e patos. De um lado, defensores dos animais pedem a sua proibição, por considerarem uma prática cruel. De outro, produtores, chefes de cozinha e proprietários de restaurantes consideram o produto uma iguaria da gastronomia francesa.

A professora Letícia Albuquerque, coordenadora do OJE, informa que no dia do evento o Coletivo Animal.Org vai estar recebendo doações de ração para cães ou gatos. A doação está sendo estimulada como uma forma de participar da campanha “Barriguinha redonda”, para a alimentação de animais sem tutores.