Divulga CCJ: nota de pesar pelo falecimento do professor João Leonel Machado Pereira

03/11/2015 10:58

Foto: OAB-SCA direção do CCJ da UFSC emitiu nota oficial na manhã desta terça-feira (3/11) pelo falecimento na noite passada de seu ex-professor, o advogado João Leonel Machado Pereira, ocorrido nesta Capital. O sepultamento está  previsto para as 17h de hoje no cemitério do Itacorubi.

NOTA DO CCJ/UFSC

O Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina se junta à comunidade jurídica catarinense, para prantear o falecimento de seu professor aposentado João Leonel Machado Pereira, ocorrido ontem, na Capital. O Prof. Leonel, também ex-Procurador Geral da UFSC, foi professor da Faculdade de Direito por mais de 40 anos, iniciando no antigo DEAPRAJ (hoje EMAJ – Escritório Modelo de Assistência Jurídica), tendo lecionado também por muitos anos a disciplina de Direito Processual Civil. Era um advogado conhecido por sua sabedoria, comportamento ético, por sua amizade e bondade no trato com colegas, alunos e clientes.

Fez a Faculdade de Direito da UFSC, onde se formou em 1967, tendo sido convidado em 1969 pelo Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) para iniciar o atendimento no escritório modelo que então se iniciava, um empreendimento da entidade logo depois oficializado pela UFSC. Desde então se revelou uma das maiores vocações para o Magistério jurídico de Florianópolis. Foi várias vezes homenageado por turmas de formandos, seja como Paraninfo, Patrono, nome de turma ou homenageado especial. Parou por contingências legais, por ter atingido a idade máxima no serviço público, 70 anos, em 2012.

Tinha uma qualidade especial para a docência, a capacidade de transmitir conhecimento de forma simples e direta, recheada dos saborosos casos práticos que a advocacia lhe trazia, mas também, e principalmente, sabia ouvir. Era um amigo de seus alunos, dividia com estes sua sabedoria, e também seus momentos lúdicos, pois, amante do futebol, jogava com eles em seu sítio na Cachoeira do Bom Jesus.

O Centro de Ciências Jurídicas lamenta o passamento de seu querido professor.