DIVULGA CCJ: Mestranda da UFSC recebe prêmio Green Talents 2016 de pesquisa em sustentabilidade

18/10/2016 10:30

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC, Marina Venâncio, recebeu o prêmio Green Talents Award 2016, oferecido pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). Picture_Venancio_Marina-Brazilian-winner-2016

O evento selecionou 25 de 757 cientistas para participar, entre os dias 17 a 26 de outubro, de estudos de tecnologias de ponta e interação com especialistas de centros como o Instituto Alfred Wegener para Pesquisa Polar e Marinha, a Universidade de Tecnologia de Hamburgo e o Instituto Potsdam de Pesquisa de Impacto Climático. A premiação é um incentivo global para que  jovens talentos da pesquisa acadêmica compartilhem seus projetos nas áreas da ciência e desenvolvimento sustentável.

A pesquisadora da UFSC receberá o prêmio por estabelecer conexões entre mudanças climáticas, agricultura e os sistemas alimentares sob o viés do Direito, com ênfase nas políticas públicas agroecológicas brasileiras e suas implicações jurídicas. O trabalho selecionado buscou criar um manual para a construção de medidas políticas agroecológicas mais efetivas, por meio do estudo da atuação da esfera jurídica destes temas a partir da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. “Mudanças climáticas, agricultura industrial e insegurança alimentar são apenas alguns dos exemplos das diversas questões que atualmente demandam soluções e abordagens inovadoras, interdisciplinares e integradas no contexto de uma sociedade global que se modifica rapidamente”, explica Marina.

A Agroecologia, campo de estudos de Marina, é uma ciência multidisciplinar que, devido aos tópicos abrangidos e o impacto na sociedade, também recebe caráter de teoria crítica e movimento social. Seu objetivo é a criação de um sistema de produção sustentável e socialmente inclusivo. Estudiosa destes temas desde 2012, publicou um livro relacionado à produção da agroecologia no Brasil em 2015. A conferência e a cerimônia de premiação serão realizadas no dia 27 de outubro em Berlim. Mais informações emwww.greentalentes.de.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Green Talents 2016

Gabriel Daros Lourenço/Estagiário em Jornalismo/Agecom/UFSC