Seminário homenageia 85 anos do Centro Acadêmico e Faculdade de Direito da UFSC

11/09/2017 10:29

Neste ano, a Faculdade de Direito da UFSC e o Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif) comemoram 85 anos de existência. O mês de setembro foi o escolhido para que estudantes e comunidade conheçam mais, de forma crítica, essa história. O Seminário “Memória e Crítica”, com a coordenação científica e pesquisa histórica da professora Jeanine Nicolazzi Philippi e do doutorando Rodrigo Alessandro Sartoti, tem o objetivo de homenagear o Caxif, lembrando de sua História e tradição, mas sobretudo, que o movimento estudantil deve fazer mais todos os dias; (re)pensar o Curso de Direito da UFSC e fazê-lo sempre refletir.

O fechamento do evento contará com uma Sessão de Desagravo aos ex-estudantes, docentes e seus familiares que sofreram violências no período da Ditadura Militar.

Três mesas de debate farão parte desta homenagem:

1) Mesa 1: Ensino Jurídico no Centro de Ciências Jurídicas da UFSC

11/09, segunda-feira, 18h30:

Laila Maia Galvão (IFPR)

Reflexões sobre o impacto da História do ensino jurídico na História do Direito.

Gunter Axt (USP)

Ensino jurídico e memória: pluralismo de narrativas e perspectiva crítica sobre a História da Faculdade de Direito da UFSC.

Adailton Pires Costa

A História do PPGD/UFSC e a construção do pensamento jurídico crítico no Brasil

2) Mesa 2: O movimento estudantil no Direito UFSC

12/09, terça-feira, 9h:

Ledio Rosa de Andrade (UFSC)

O movimento estudantil de Direito no final da Ditadura Militar e a reconstrução do Caxif

Rode Anelia Martins

O Caxif e as lutas do movimento estudantil nos anos 90

3) Mesa 3: A Faculdade Direito UFSC na Ditadura Militar

12/09, terça-feira, 18h30:

Rodrigo Sartoti

Jeanine Nicolazzi Philippi (UFSC)