A UFSC no 25th Vis Moot

07/03/2018 09:57

Pela primeira vez uma equipe formada por estudantes de uma universidade catarinense – o time UFSC – participará da competição que reúne a maior quantidade de estudantes de direito no mundo: o Willem C. Vis International Commercial Moot – ou Vis Moot.

Organizado anualmente desde 1994 na cidade de Viena, o Vis Moot oportuniza que estudantes de direito simulem o papel de advogados de empresas internacionais durante uma arbitragem comercial internacional realizada inteiramente em inglês. O caso envolve uma disputa decorrente de um contrato de compra e venda de mercadorias entre empresas advindas de dois países distintos. O objetivo da competição é oportunizar que estudantes se aproximem da prática do direito do comércio internacional e dos métodos alternativos de resolução de disputas, além de terem contato com estudantes das mais diversas culturas jurídicas.

A competição se desenvolve em duas fases distintas: escrita e oral. Os competidores primeiramente recebem o caso e submetem duas petições com as razões do Autor (Requerente) e do Réu (Requerido), devendo analisar todos os documentos relevantes ao caso, como e-mails, contratos, testemunhos, ente outros. Após as fases escritas, os competidores se encontram nas rodadas orais em Viena, onde ocorrem as simulações dos tribunais arbitrais onde os árbitros são reais praticantes de arbitragens comerciais internacionais.

Nesta edição, o time UFSC se une às mais de 30 universidades brasileiras que já participam da competição e enfrentarão quatro equipes advindas de Shangai, Sydney, Beirute e Gujarate. Os tribunais simulados ocorrerão na Universidade de Viena e em escritórios de advocacia da cidade. Além disso, antes das rodadas oficiais em Viena, o time UFSC participará de três pré-moots organizados pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá: em São Paulo, Curitiba e Hamburgo, na Alemanha.

A participação da equipe UFSC no evento foi patrocinada e amplamente apoiada pelo escritório Mosimann Horn Advogados Associados, além do Botelho de Mesquita Advogados, da Universidade Federal de Santa Catarina e da CAMESC – Câmara de Arbitragem e Mediação de Santa Catarina. Ainda, os membros do time são membros do GEARB UFSC, Grupo de Estudos em Arbitragem Internacional da UFSC, coordenado pela Profa. Dra. Aline Beltrame de Moura. O time também contou com o treinamento de um time de coaches composto por advogados egressos da UFSC que hoje atuam na área da arbitragem: Lio Bocorny, Vanessa Zimmermann de Meireles e Bernardo Rohden Pires.

Oportunamente, convidamos a todos para, na próxima segunda-feira, dia 12/03/2017, às 18h30, no auditório do CCJ, participar do evento de abertura dos trabalhos do GEARB UFSC no semestre 2018.1 em que serão abordadas as matérias abrangidas pela competição em uma mesa redonda composta pelos Professores da UFSC Aline Beltrame de Moura e Orlando Celso da Silva Neto, além do advogado Lio Bocorny, seguida de uma simulação de tribunal arbitral nos moldes da competição.