Calendário de TCCs – 2019/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

PORTARIA nº 1/Coordenadoria de Monografia/2019

A Professora Dra. Juliana Wülfing, Coordenadora de Monografia do Curso de Graduação em Direito(DIR), no uso de suas atribuições e nos termos do art. 5º da Res. nº 001/CCGDIR/CCJ/2014 – Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Direito (RTCCGD), RESOLVE ESTABELECER CALENDÁRIO referente ao semestre 201 9/1 , a ser cumprido pelos Acadêmicos do Curso de Direito para realização das atividades relacionadas à confecção do Projeto, bem como à elaboração e a defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), conforme segue:

PRAZOS PARA ENVIO DO PROJETO E INDICAÇÃO DAS BANCAS
22/04/2019 Último dia para o preenchimento do formulário digital para cadastro e envio do Projeto de TCC, disponível na página do CCJ. Com o Projeto de TCC, o Académico deve anexar o termo de aceite do professor orientador, devidamente assinado pelo docente.
29/04/2019 a 10/05/2019 Período para os professores do DIR e pós-graduação do PPGD/UFSC se inscreverem nas listas de participação para as Bancas Examinadoras de TCCs, na Secretaria do Curso.
20/05/2019 a 24/05/2019 Período para os Professores Orientadores e seus orientandos sugerirem, através do formulário PRESENCIAL, (a ser entregue na coordenadoria de cursos) a composição das Bancas Examinadoras de TCC e datas de defesa.
28/05/2019 Término do prazo para os professores orientadores darem ciência, junto à Secretaria Integrada, da composição das bancas examinadores de seus orientandos.
PRAZOS PARA DEFESA E DEPÓSITO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
26/06/2019 a 28/06/2019 Período de defesa dos TCCs dos alunos com menção I em semestres anteriores, conforme parágrafo único do art. 36 do RTCCGD.

A indicação das Bancas Examinadoras, pelos Professores Orientadores, deverá respeitar um período mínimo de 20 (vinte) dias da data programada para a realização da defesa.

A entrega dos TCCs aos membros das Bancas Examinadores deverá ser realizada no prazo máximo de 10(dez) dias antes da data programada para a defesa.

27/06/2019 a 09/07/2019 Período para a realização das defesas dos alunos regularmente matriculados no semestre 2019-1, com exceção daqueles com menção I, cujo prazo foi estabelecido no item anterior.

Os prazos para a indicação das bancas examinadoras e para a entrega dos TCCs aos membros são os mesmos indicados acima.

13/07/2019 Término do prazo para a submissão dos TCCs junto ao Repositório Institucional da UFSC.
Os alunos que não cumprirem o disposto no presente item não estarão aptos a colar grau.

Observações:
l. Os alunos com menção l no semestre anterior e os regularmente matriculados no semestre 201 9/1 poderão defender antecipadamente o TCC. Para tanto, deverão providenciar o agendamento da data da defesa. a escolha da Banca Examinadora e o cumprimento dos prazos para a entrega das versões aos integrantes da Banca, junto à Secretaria do Curso.
2. No momento da indicação da Banca, o Orientador deve qualificar, caso não seja professor da casa, o membro participante. informando se é mestrando, orientando ou, no caso de membro externo que não seja professor, qual a sua atividade e a sua formação.
3 O orientador do TCC deve ser professor efetívo e em atividade (não pode estar licenciado e nem ser substituto) do DIR.
4. O co-orientador (facultativo) e os membros da banca podem ser professores do DIR, (efetivos, licenciados, substitutos), alunos do PPGD/UFSC, professores de outros Cursos de Graduação ou de Pós-graduação em áreas afins da UFSC ou entre profissionais de nível superior que exerçam atividades ligadas ao tema do TCC.

Regulamento do TCC: “Art. 29 – O TCC será avaliado por Banca Examinadora aprovada pela Coordenação de TCC composta, no mínimo, por três membros, sendo, o Professor Orientador, seu Presidente. acompanhado por mais dois membros indicados por aquele e designados pela Coordenação de TCC entre os professores do DIR, alunos do PPGD/UFSC, professores de outros Cursos de Graduação ou de Pós-graduação em áreas afins da UFSC ou entre profissionais de nível superior que exerçam atividades afins com o tema do TCC.”
Florianópolis, 19 de março de 2019
Profª. Drª. Juliana Wülfing
Coordenadora de Monografia do Curso de Graduação em Direito