Nota de saudade

02/10/2019 18:00

Esta data de dois de outubro está cravada no coração do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina, como aquelas flechas de São Sebastião. Grandes nomes passaram pelo cargo de Diretor, desde 1932, como Fulvio Coriolano Aducci, Henrique Fontes, Ferreira Lima, Othon da Gama Lobo D’Eça, João Bayer Filho, Urbano Müller Salles, João Baptista Bonassis e muito outros. Com eles a antiga Faculdade de Direito de Santa Catarina formou perto de 8.000 bacharéis em Direito, desde 1937; federalizou-se, e finamente, liderou a criação da UFSC. O pioneirismo desta Universidade Federal, daí em diante, vai dos vinhos de altitude, que fomentou do zero, às ostras da nossa gastronomia, ao ensino à distância, de que foi precursora no Brasil; enfim, a todos os recantos do Estado, que espelham a sua grandeza para o Continente e o mundo. Mas hoje, a comunidade universitária, e o Curso de Direito em particular, estão no Jardim da Paz, a tributar sentida homenagem a Luiz Carlos Cancellier de Olivo. O silêncio da sua tumba é o mesmo que se observa nas bibliotecas e nas estrelas. Nenhum ruído é perpétuo. Nenhum pranto é eterno.