PET Direito/UFSC convida: A Reforma Curricular com o professor Nildo Domingos Ouriques

12/11/2020 13:20

O PET Direito UFSC realizará  amanhã  (12/11), às 18:00 horas, evento sobre a Reforma Curricular do Curso de Direito.

“O currículo de um curso molda a maneira com que cada aluno experiência sua formação. Abstraindo das áreas de preferência pessoais ou das escolhas de carreira é o currículo que estabelece as bases nas quais se desenvolve o conhecimento de determinada área. No caso do curso de direito da UFSC, sendo esse o único efetivamente público do Estado, esta assertiva possui um peso ainda maior e o compromisso com a construção coletiva de um currículo que pense a realidade na qual está inserido se faz ainda mais necessário.

Para efetivar essa pretensão, a tarefa imediatamente posta é a crítica do currículo atual e de suas reformas tal como vem sido feitas até hoje. A reforma curricular não possui um valor em si mesma e só pode efetivar uma mudança concreta se levar em consideração os interesses, demandas e aspirações do grupo majoritariamente afetado por ela: os estudantes.

O papel que um currículo de direito exerce em um país subdesenvolvido e a maneira com que encara as contradições da realidade brasileira só pode ser determinado em um debate público amplo que, se não implementado, insere a reforma curricular numa mera alteração das disciplinas sem reflexão concreta dos objetivos que a tornaram necessária em primeiro lugar.

Nesse sentido, realizando seu compromisso com ensino, pesquisa e extensão, o PET Direito UFSC convida a toda a comunidade do curso de direito para a palestra A Reforma Curricular com o professor Nildo Domingos Ouriques, presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos, nesta quinta feira (12/11) às 18h pelo Youtube (https://youtu.be/jekcZDCM1D0). O evento busca lançar as bases para a discussão da reforma curricular e iniciar um ciclo de debates promovido pelo PET Direito sobre o tema.”