I Simpósio Internacional Jürgen Habermas

21/11/2021 21:57

I Simpósio Internacional Jürgen Habermas. 23 a 26 de novembro  Habermas https://simposiojurgenhabermas.com/

Apesar do panorama pandêmico ora ainda vigente local e globalmente, o uso de tecnologias da informação e comunicação permitiu à Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências – RIEV (www.ufpb.br/riev) mobilizar estudiosos e pesquisadores da comunidade científica nacional e internacional que investigam o pensamento habermasiano, para realização do I Simpósio Internacional Jürgen Habermas. Trata-se de uma ação conjunta da Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Santa Catarina, Universitat de València – Espanha e Universidade Federal de Alagoas. O evento ocorrerá por meio do Canal Youtube da RIEV (bit.ly/CanalRIEV), no período de 23 a 26 de novembro de 2021, com o tema central: Ações coletivas globais e mundos da vida locais em diálogoConferencistas confirmados (link). EVENTO GRATUITO!

Jürgen Habermas (Düsseldorf, 18 de junho de 1929) é um filósofo e sociólogo alemão, herdeiro da tradição da Teoria Crítica e do Pragmatismo Norte-Americano, sendo membro da segunda geração da Escola de Frankfurt. Dedicou sua vida ao estudo da Esfera Pública e da Democracia.  Formulou de maneira muito original, a Teoria do Agir Comunicativo, na década de 80, o que representou uma mudança paradigmática na compreensão do Estado Democrático de Direito e na concepção Republicana de Estado. É considerado um dos mais importantes intelectuais contemporâneos.