Coordenadoria de Pesquisa

Coordenador de Pesquisa: Prof. Dr. Diego Nunes – nunes.diego@ufsc.br

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Registro no SIGPEX: https://sigpex.sistemas.ufsc.br/

 

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 47/CUn/2014, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2014

Dispõe sobre a atividade de pesquisa na Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://www.ant.cfh.ufsc.br/files/2016/06/Resolucao_Normativa_47-CUn-2014_Pesquisa_UFSC.pdf

 

1 – CÁLCULO DE CARGA HORÁRIA SEMANAL (Para o Sigpex)

No lançamento de programas, projetos, cursos ou eventos, independente de entrarem no PAAD ou não, a carga horária semanal por semestre deve ser calculada de acordo com a Resolução n. 1/CCJ/2012.

Prazo: 12 meses (renováveis, após relatório).

 

Mais informações: https://ccj.ufsc.br/files/2010/09/Resolução-01CCJ2006.pdf

Exceções: projetos financiados. Neste caso, deve-se inserir o prazo estipulado em edital (p. ex. Bolsa de Produtividade CNPq ou projetos de demanda universal ou temática CNPq/Capes/Fapesc) ou convênio (p. ex. órgãos públicos). Juntar documento comprobatório no Sigpex.  

2 – Qual é o trâmite de aprovação de um projeto de pesquisa?

Coordenador do projeto de pesquisa faz o registro da ação no SIGPEX -> o Coordenador de Pesquisa do Departamento (DIR) analisa a ação proposta, elabora parecer e encaminha para Chefia do Departamento -> Chefe de Departamento Aprova/Reprova -> Atividade fica registrada como Aprovada/Reprovada no sistema SIGPEX -> quando a ação envolve participantes de outro Departamento, os participantes deverão ser aprovados em cada Departamento e a ação deverá ser aprovada novamente pelo Coordenador Geral de Pesquisa do CCJ. (Como no CCJ temos somente um Departamento, o Coordenador de Pesquisa do Departamento e do Centro são a mesma pessoa).

Após a Atividade ser Aprovada -> coordenador da ação informa a data de início efetivo no sistema SIGPEX -> coordenador da ação realiza o projeto de pesquisa -> coordenador da ação preenche o Relatório Final (o preenchimento de todos os campos solicitados no SIGPEX é obrigatório, além de anexação dos comprovantes obrigatórios da ação) -> Coordenador de Pesquisa analisa o Relatório Final, aprova e encaminha para aprovação ao Chefe de Departamento -> Após, o projeto pode ser renovado, reiniciando o trâmite.

Prorrogação de prazo: não há; tolera-se o atraso por 30dias. Na data informada como término do projeto de pesquisa, o coordenador receberá uma mensagem de e-mail solicitando que elabore o relatório final.

 

3 – RESSARCIMENTO INSTITUCIONAL:

Orientações para recolher os ressarcimentos previstos na Resolução 47/CUn/2014, sobre recursos financeiros obtidos em projetos de pesquisa que envolvem as Fundações de Apoio.

– Valores em percentual (Art. 12):

* 4% – UFSC

* 2% – DIR – pode ser reduzido pela metade

* 1% – CCJ – pode ser reduzido pela metade

* 3% – PIBIC

– Isenções (Art. 13):

* Lei ou Edital CNPq/CAPES/Fapesc

* Outras contrapartidas: doações de patrimônio

Disponível em: https://atendimento.ufsc.br/otrs/public.pl?Action=PublicFAQZoom;ItemID=185;ZoomBackLink=QWN0aW9uPVB1YmxpY0ZBUUV4cGxvcmVyO0NhdGVnb3J5SUQ9MzI7U29ydEJ5PUZBUUlEO09yZGVy%0APURvd247U3RhcnRIaXQ9MQ%3D%3D%0A

4 – Grupos de Pesquisa:

Informações: https://propesq.ufsc.br/grupos-de-pesquisa/

Inscrição e alterações: http://dgp.cnpq.br (líder faz, PROPESQ/UFSC homologa)

 

5 – Iniciação Científica:

Editais e formulário de inscrição em http://pibic.propesq.ufsc.br

 

6 – O que é pesquisa e outras dúvidas: http://propesq.ufsc.br