Perguntas Frequentes

Como registrar o estágio obrigatório?

Você deve registrar o estágio obrigatório de acordo com as orientações que serão enviadas por email e publicadas no fórum e CAGR no início do semestre. Utilize o tutorial para ver o passo a passo.

Quando o acadêmico pode começar a prática do estágio não obrigatório?

 A partir da primeira fase do curso em qualquer organização, exceto na UFSC, onde só são aceitos estagiários cursando a partir da 2ª fase.

Quais os procedimentos preliminares à realização do estágio não obrigatório?

Primeiramente, a concedente deve ter um convênio com a UFSC.  Caso a concedente não seja conveniada, deverá ser feito o preenchimento do Termo de Convênio UFSC/Concedente que se encontra no site.

Divulgação de vagas:    https://ccj.ufsc.br/divulgacao-de-vagas/ 

Após o convênio com a UFSC ser feito, o aluno deverá registrar esse estágio no sistema SIARE.

Após a realização do convênio entre a UFSC e a concedente do estágio, o acadêmico já pode começar o estágio?

Ainda não, antes é necessário estabelecer o Termo de Compromisso de Estágio (TCE). Para tanto, o acadêmico deverá registrar o estágio no SIARE (Sistema de Informação para Acompanhamento e Registro de Estágios). O acesso ao sistema é feito através do site.

O que é local de estágio na concedente?

É o setor ou departamento onde o acadêmico realizará o estágio.

Quais informações sobre a organização o acadêmico necessita para o preenchimento do Termo de Compromisso de Estágio (TCE)?

 Para o preenchimento do campo “Concedente” é preciso ter em mãos o nome do representante da organização que exercerá a supervisão do aluno no local de estágio e que assinará o TCE, e o CNPJ da organização. Já para o preenchimento do campo “Seguro”, será necessário o nome e CNPJ da seguradora, além do número da apólice pela qual o aluno estará assegurado.

Quem pode ser orientador de estágio não obrigatório?

Professores efetivos do Departamento de Direito. Você deve fazer contato com o professor e solicitar a orientação.

Como identificar as disciplinas relacionadas ao estágio?

Isso dependerá do setor ou departamento onde o acadêmico realizará o estágio e as atividades que desempenhará. Para identificar as disciplinas o aluno deverá consultar o currículo do curso e a ementa das disciplinas e elencar aquelas que possuem relação com as atividades que serão desempenhadas na organização.

O que é o PAE?

O Programa de Atividades de Estágio é a descrição detalhada das atividades que serão desenvolvidas pelo aluno no seu estágio e estará escrito no TCE.

O que é AGI?

O Agente de Integração (AGI) é a organização responsável por auxiliar os estudantes a encontrar estágios, bem como às empresas a procurar por estagiários. Ou seja, ela funciona como uma intermediária entre a empresa e o acadêmico.

Por quanto tempo o acadêmico pode realizar um estágio na mesma parte concedente

A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

Qual o período mínimo para a duração do estágio não obrigatório?

O estágio deverá ter uma duração mínima de 6 meses.

O que é recesso remunerado?

É o direito que o estagiário tem de ser remunerado quando receber bolsa ou outra forma de contraprestação durante o período de recesso. O período de recesso remunerado está compreendido dentro do período realizado de estágio. Se o estágio teve duração igual ou superior a 1 ano o período de recesso remunerado será de 30 dias e proporcional ao tempo de estágio quando tiver duração inferior a 1 ano. O período de recesso deve preferencialmente coincidir com as férias escolares.

O acadêmico pode fazer concomitantemente um estágio obrigatório e um não obrigatório?

Sim. No entanto, a soma da jornada semanal dos dois estágios não poderá exceder a carga horária máxima permitida (verifique o currículo do curso).