O Observatório de Justiça Ecológica está convidando a comunidade acadêmica para a oficina de Direitos Humanos que será realizada na próxima quinta-feira (3/9) no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), das 10h ao meio-dia. O tema será sobre direitos humanos e bioética. A atividade é aberta à comunidade e será fornecido certificado de horas complementares.
(mais…)
O Observatório de Justiça Ecológica está convidando a comunidade acadêmica para participar da edição 2015/2 do grupo de estudos. Os encontros ocorrerão quinzenalmente, nas quartas-feiras, das 15h às 17h na sala do NEFIPO/CFH. A coordenação do grupo é das professoras: Leticia Albuquerque (PPGD/CCJ); Maria Alice da Silva (PPGFIL/CFH) e Paula Brügger (PPGICH/CFH). Mais informações por email: oje.ufsc@gmail.com
(mais…)
O Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/CCJ) está convidando toda a comunidade acadêmica para acompanhar na próxima semana, dias 17 e 18 de agosto, o Simpósio Internacional “Mudanças Climáticas e Recursos Genéticos: regulamentação jurídica na COP21”. O evento será realizado no auditório do Fórum Norte da Ilha, ao lado do CCJ no campus da Trindade, e faz parte do projeto “Mais Ciência – Plataforma Digital, Eventos Jurídicos e Inovação”, da Fundação Boiteux – FUNJAB, órgão de apoio à UFSC ligado ao CCJ, trazendo a Florianópolis pesquisadores de renome nacional e internacional para debater um tema de interesse global. O Simpósio é organizado pelo Grupo de Estudos Avançados em Meio Ambiente e Economia no Direito Internacional (EMAE/UFSC), sob a coordenação da professora Cristiane Derani. A programação dos dois dias do Seminário contará com transmissão online via Internet.
(mais…)
Ao assumir a pres
idência do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na última terça-feira (11/8) no Rio de Janeiro, o professor do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Otávio Pimentel, destacou que o órgão é parte integrante das políticas industrial, de comércio exterior e de inovação no País, contribuindo para a competitividade e inserção internacional das empresas brasileiras por meio da proteção de PI. De acordo com o novo presidente, o grande desafio do Instituto é vencer a “doença” do backlog, uma batalha a ser travada conjuntamente por governo e servidores da casa. Buscando “trabalhar pelo Brasil”, o INPI manterá o foco na melhoria do desempenho, assegurou Pimentel.
(mais…)
Em recente entrevista concedida ao portal da CAPES, a professora substituta do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, Aline Beltrame de Moura, comentou a premiação que recebeu no primeiro semestre deste ano como a melhor tese de doutorado em direito internacional defendida na Itália no ano de 2014. Confira a íntegra da matéria clicando aqui. Na publicação da CAPES, a pesquisadora falou sobre o impacto da experiência sobre a atual fase de sua carreira acadêmica: “Além de poder transmitir o conhecimento da matéria em forma de conteúdo em sala de aula, acredito que seja muito importante que o magistério seja, na medida do possível, um referencial positivo para os alunos, no sentido de que um trabalho feito com dedicação e perseverança acabe refletindo seu esforço, mesmo que de modo inesperado, como foi este Prêmio”.
(mais…)