Instituto de Memória e Direitos Humanos é lançado na UFSC

10/10/2019 14:43

Foi lançado oficialmente no dia 26 de setembro o Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da UFSC. A solenidade ocorreu no auditório da Reitoria, com participação do reitor Ubaldo Cesar Balthazar, como parte do 1º Encontro sobre Memória e Direitos Humanos (EMDH).

O IMDH tem como finalidade organizar uma memória sobre direitos humanos no Brasil, disponibilizar seu conteúdo através de atividades de ensino, pesquisa e extensão e recolher informações sobre violações de direitos humanos, promovendo apoio às vítimas.

O IMDH é composto por diversas iniciativas: Comissão do Acervo, Grupo de Trabalho de Educação em Direitos Humanos e Observatório dos Direitos Humanos.

O CCJ/UFSC participou do lançamento por meio da Prof. Dra. Luana Renostro Heinen membro do GT de Educação em Direitos Humanos e do Observatório dos Direitos Humanos.

Os professores Grazielly Alessandra Baggenstoss, Clarindo Epaminondas de Sá Neto, Marília de Nardin Budó e Samuel da Silva Matos também são membros do IMDH e colaboram com as suas atividades.

Foram realizadas duas palestras principais no evento de lançamento:

– “Justiça de Transição incompleta e debilidade da democracia” com Marlon Alberto Weichert (procurador federal dos Direitos do Cidadão – MPF)

– “Direitos Humanos e Democracia no Brasil (de hoje)” com Edson Teles (professor Unifesp)

Para saber mais, acesse o site do IMDH.