Nota da Direção

16/06/2020 13:29

A Universidade Federal de Santa Catarina está ciente de sua responsabilidade como instituição voltada à ciência e à educação, e cada vez mais convicta de que tomou a decisão correta ao paralisar as atividades presenciais frente à pandemia de Covid-19, em 16 de março de 2020; hoje as estatísticas atestam o acerto da medida, que reflete no achatamento da curva de infecções e de óbitos em Florianópolis e em Santa Catarina. O Centro de Ciências Jurídicas está engajado nessa luta da instituição contra o Novo Corona-vírus, e pauta suas iniciativas sob a orientação dos Comitês de estudos e planejamento a tanto constituídos pela Reitoria. Realizou diversas reuniões internas e preparatórias, que culminaram na histórica assembleia à distância de 10 de junho; e agora ingressa, com os demais Cursos, na fase decisiva de concretização do novo normal: com retorno paulatino e seguro àquelas atividades que repercutem em milhares de vidas humanas afetas, diretamente, à grande UFSC: mais de 30 mil estudantes, mais de uma centena de cursos de graduação presenciais, 13 de educação à distância; mais de 7,5 mil vagas para cursos stricto sensu em 65 mestrados acadêmicos, 21 mestrados profissionais, 56 cursos de doutorado e milhares de projetos de pesquisa, a perscrutar os mais recônditos campos da exploração científica. Como instituição de ensino, pesquisa, extensão, e numa das mais complexas estruturas político-administrativas da atualidade brasileira, portanto, a comunidade da UFSC é antes de tudo uma escola: é sensível às críticas que recebe, mas seus olhos e seu tempo são os da ciência e da educação e nisso se resume. Suas portas estão abertas para qualquer assunto, proposta ou pedido que seja conforme com a sua destinação: construtiva e voltada à causa humanidade, seja no individual, seja no coletivo. É com este espírito que o Centro de Ciências Jurídicas (1932-2032) posiciona-se no momento mais dramático e duro de sua história. Quanto à UFSC, ela  está sempre entre as mais qualificadas e produtivas universidades brasileiras, independentemente da fonte de avaliação. Condição que não perde e que manterá, superando-se cada vez a cada desafio.