A UFSC não é uma fábrica; suas atividades não obedecem aos fluxos das linhas de produção.
A UFSC não é uma linha de produção.
No dia 16/3/2020, por portaria de seu Magnífico Reitor, Prof. Dr. Ubaldo César Balthazar, a UFSC, em face da pandemia da COVID-19, decretou a suspensão das suas atividades presenciais
Durante um período razoável, a Administração preparou-se e estudou, com a profundidade da responsabilidade que a situação da Pandemia exigia, para retornar às aulas pelo cenário remoto, minimizando riscos de contágio pela COVID19, tendo como fio condutor a proteção das vidas humanas, eis que aproximadamente 50.000 pessoas transitam por seus campi em tempos de normalidade.
Tudo fora encaminhado por meio de um plexo normativo que prevê e preserva mecanismos adequados à realização das aulas mediante atividades não presenciais. Estou falando da Resolução Normativa n. 140/2020/CUn, de 21/07/2020; portanto, há exatos seis meses.
A Comunidade do CCJ, representada pelo seus corpos docente, discente e dos servidores técnicos administrativos, não se omitiu e participou ativamente em todas as fases da preparação para o retorno às atividades de ensino, na modalidade não presencial.
Assim, antes de se iniciar o semestre letivo não presencial com o advento do Calendário Excepcional, envidamos todos os esforços para que todos, alunos, professores e servidores, retornassem às suas atividades com uma razoável paridade de armas.
Propiciamos um curso especial de capacitação de 40 h/a, visando oferecer aos professores, aos monitores (bolsistas e voluntários), alunos APGs (PPGD), aos servidores e aos alunos, as habilidades para o uso das plataformas virtuais adequadas às circunstâncias.
E vocês, caríssimos formandos e caríssimas formandas, neste momento culminante de suas formações, aqui estão. Vocês são os primeiros bacharéis e as primeiras bacharelas a receberem a outorga de seus graus em Direito, em nossa querida UFSC, nestes tempos de pandemia.
210.000 brasileiros já perderam suas vidas em face da COVID-19, e, lamentavelmente, muitos outros ainda sucumbirão enquanto a vacina tão esperada se retarda a chegar.
Nestes cinco anos que aqui estiveram, vocês se tornaram sujeitos da história, e sujeitos de suas histórias, que, nesta cruzada, divide-se em dois tempos: o tempo antes da pandemia de COVID-19 e o tempo de pandemia de COVID-19, o tempo de agora.
E esperamos, todos, chegarmos o mais breve possível ao tempo da pós-pandemia, o tempo que há de vir.
É neste contexto que se dá esta colação; e é, também, deste contexto que podemos extrair lições perenes no sentido do nosso comprometimento em construirmos uma sociedade mais justa, mais livre e mais solidária.
Recebam nossos cumprimentos, nossos abraços, como gestos de afetos, que estendemos também, e, efusivamente, aos vossos queridos pais e aos tantos amigos de caminhada.
Tenho dito.
Prof. Samuel da Silva Mattos Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, em exercício
Data: 21.01.2021