Assinatura da Base de Dados HeinOnline para a comunidade do CCJ

05/10/2021 17:53

O acesso à base de dados HeinOnline é disponibilizado via IP UFSC e para acesso remoto é necessário ter o  VPN.

Para mais informações contactar: bsccj@contato.ufsc.br

Em 3 de maio de 2021 a Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC divulgou em sua página web a CHAMADA PROPESQ 01/2021 –  Apoio à Infraestrutura de Pesquisa, visando apoiar propostas para manutenção e melhoria da infraestrutura de Pesquisa da UFSC, apresentadas pelos Centros de Ensino.

Neste contexto, a Direção do Cento de Ciência Jurídicas-CCJ iniciou uma articulação interna com diversos setores e suas coordenações com o objetivo de apresentar uma proposta que viesse a beneficiar e trazer melhores condições de pesquisa na área jurídica, apoiando as atividades dos cursos de graduação e pós-graduação do CCJ.

A partir disso, se definiu que a proposta do CCJ para este edital da PROPESQ seria a assinatura de uma base de dados internacional , considerando além da questão da internacionalização que vem se debatendo e buscando, possibilitar que os alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores da UFSC tenham acesso a diversas fontes para amparar as pesquisas que realizam. Pois é sabido que a produção do conhecimento científico se baseia em conhecimentos produzidos anteriormente e  além dos muros da nossa universidade.

Optou-se então pela HeinOnline, que a partir de análises realizadas no período de acesso gratuito negociado pela biblioteca setorial com a empresa fornecedora no Brasil constatou-se o grande potencial e os excelentes conteúdos e recursos de pesquisa oferecidos.

Diante disso, a Direção do CCJ emitiu a PORTARIA Nº 32/CCJ/2021, em 12 de julho, instituindo uma Comissão responsável pelo acompanhamento referente contratação de empresa especializada de serviço de acesso à plataforma de biblioteca virtual, objeto da Chamada PROPESQ 01/2021.  Esta equipe, presidida pelo Prof. Samuel da Silva Mattos, vice-diretor do CCJ  e formada por servidores do CCJ e da Biblioteca Universitária, durante 30 dias, reuniu-se permanentemente, inclusive com as equipes dos setores da Pró-Reitoria de

Administração e concluíram uma proposta contendo as diretrizes operacionais para a contratação do serviço de que trata a solicitação digital 023687/2021.

Diante de resposta positiva da Propesq foram iniciados os procedimentos para assinatura desta base de dados.

Concluído o processo, temos a satisfação de anunciar que já está disponível para a comunidade do CCJ, extensivo à comunidade de toda UFSC o acesso a essa importante base de dados, a HeinOnline Latin American Core.

Trata-se de uma base de dados para pesquisa jurídica que é formada por conteúdos informacionais digitais especialmente voltados para atender aos pesquisadores da América Latina.  A base oferece ao pesquisador informações a respeito dos desenvolvimentos e questões legais, bem como análises em profundidade de importantes decisões legais, o registro histórico oficial das principais decisões de política externa dos EUA e da significativa atividade diplomática do país e documentos sobre as relações dos EUA com a América Latina.

Contém, não apenas periódicos de Direito, mas também a coleção de periódicos da American Bar Association (ABA) e da American Law Institute Library. Cada coleção da HeinOnline Latin American Core foi especialmente selecionada pela sua importância internacional, América Latina e Estados Unidos. Contempla a coleção da Harvard Research in International Law.  Institute Library. Cada coleção da HeinOnline Latin American Core foi especialmente selecionada pela sua importância internacional.

Disponibiliza mais de 150 milhões de páginas e mais de 120 mil títulos. São mais de 1.800 títulos de revistas da área legal disponíveis desde o primeiro exemplar publicado.

É a maior coleção de pesquisa baseada em imagens do mundo em formato online, totalmente pesquisável, tendo construído uma reputação de excelência,  em pesquisa jurídica baseada em imagens.

A HeinOnline oferece uma ampla gama de informações atuais e mais conteúdo histórico do que qualquer outra base.