Projeto de Pesquisa “Estudos em Práticas Antidiscriminatórias: Seleção de participantes

18/03/2022 14:18

O Dispolítica: Núcleo de Pesquisas em Direitos, Subjetividades e Política, coordenado pela Profª Doutora Grazielly Baggenstoss, abre seleção de integrantes do Curso de Direito da UFSC para compor o Projeto de Pesquisa “Estudos em Práticas Antidiscriminatórias” que acontecerá no período de maio de 2022 a abril de 2023, no formato híbrido (presencial e remoto).

Durante esse período, as pessoas integrantes do projeto: (a) farão capacitação sobre temática geral, relacionada a discurso jurídico, poder, subjetividade e posicionamento ético-político; (b) farão estudos temáticos sobre as categorias gênero, raça e diversidade funcional; e (c) produzirão estudos sobre as temáticas, relacionando-as com algum campo de pesquisa.

A base de referências serão as pesquisas desenvolvidas pela Dra Grazielly Alessandra Baggenstoss, no campo dos Estudos de Gênero e Crítica Jurídica, e pela Dra Marília Segabinazzi Reinig, no âmbito organizacional da Educação Inclusiva.

Poderão participar do projeto: (a) estudantes da graduação em Direito da UFSC, de qualquer fase; (b) que não tenha vinculação com outro grupo de pesquisa ou de extensão, o que se justifica pela dedicação necessária ao projeto e encaminhamentos dos trabalhos realizados.

A seleção ocorrerá por duas etapas:

– redação (etapa eliminatória): a redação, a ser escrita em uma lauda (arquivo pdf, doc ou docx, fonte 12, times new roman), deve ter como tema “discriminação e antidiscriminação”, sendo exigido a escrita em primeira pessoa, sem generalizações ou abstrações. Serão valorizadas redações que tragam histórias que demonstrem o interesse da pessoa candidata em participar do projeto. A redação deverá ser encaminhada para o email dispolitica@gmail.com. No corpo do email, a pessoa candidata deverá informar sua fase, matrícula e telefone para contato.
O prazo para envio da redação é até o dia 11 de abril de 2022.

– entrevista (etapa eliminatória): a entrevista será feita no formato remoto em data e horário a ser agendados, em caso de aprovação na primeira etapa.

A pessoa integrante do projeto deverá dedicar entre 2h a 4h semanais para as atividades do projeto.

Dúvidas? dispolitica@gmail.com