Homenagem da comunidade acadêmica do CCJ ao mestre, Prof. Fernando Kinoshita

16/05/2023 17:03

Fernando KINOSHITAO Centro de Ciência Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina e toda sua comunidade acadêmica vem a público render homenagens ao Professor Fernando Kinoshita, ainda muito impactada pela notícia de seu falecimento precoce.

Com relação a sua bela trajetória, Professor Kinoshita, como era conhecido e querido por seus alunos e colegas, professores e técnicos administrativos, concluiu sua graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1994, bem como sua formação em História. Especializou-se nas áreas de Comércio Exterior, Direitos Humanos, Direito Internacional e Regionalismo Aberto, possuindo cerca de dez especializações em Instituições de Ensino Superior estrangeiras e Organismos Internacionais. Defendeu sua tese de Doutoramento na Universidad Pontificia Comillas, na Espanha, em 2000. Integrou o quadro de professores da UFSC no dia 08 de dezembro de 2003, integrando o corpo docente no Curso de graduação e Programa de Pós-graduação em Direito. Além de ter desempenhado importantes funções administrativas, como a Coordenação de Pesquisa do Centro.

Fernando Kinoshita também foi membro da Integração Euro-latino-americana, membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e Presidente da Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Santa Catarina. Atuou principalmente nas áreas de Comércio e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Agroenergia, Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade social, Mercosul e União Europeia, nas quais publicou nove livros técnicos.

Em sua relação com os alunos e colegas era pessoa gentil, educada e amorosa. Sempre com uma palavra amiga e acolhedora. Pessoa de grande humildade, simplicidade e preocupação para com o bem comum. Deixará muitas saudades na Universidade Federal de Santa Catarina, onde tivemos o prazer de sua presença por 20 anos.

Na manhã de hoje, no Auditório do CCJ, fez-se um minuto de silêncio como manifestação de tristeza por sua partida. A Reitoria da UFSC publicou nota de pesar e solidariedade para com seus familiares e, como sinal simbólico de luto, deixou a bandeira a meio mastro. Amanhã suas contribuições ao Centro serão lembradas na ocasião de reunião ordinária do Conselho da Unidade.

Seus queridos alunos, com apoio da Direção do CCJ, convidam toda a comunidade acadêmica e seus familiares para um gesto de homenagem ao Mestre, que ocorrerá no dia 17 de maio (em horário a confirmar) junto ao “Toco”, local histórico onde muitas vezes desfrutou-se de sua doce companhia.