Evento marca os 60 anos do golpe militar de 1964 e inaugura placa em memória dos professores perseguidos.

04/04/2024 11:39

Nessa segunda-feira, dia 1 de abril, ocorreu um evento para marcar os 60 anos do golpe militar e foi descerrada a placa em memória dos professores da Faculdade de Direito de Santa Catarina que foram perseguidos pelo regime ditatorial.

A inauguração da placa ocorreu no hall de entrada do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC e contou com a participação de parentes dos professores Henrique Stodieck e José do Patrocínio Gallotti, diversos professores, alunos do curso de Direito e autoridades locais.

“Com a inauguração desta placa, o Centro de Ciências Jurídicas permite-se revisitar o seu passado, contribuindo para o fortalecimento de sua memória, enaltecendo, para tanto, a atuação de professores que resistiram ao regime ditatorial, defendendo o Estado Democrático de Direito e a indispensável proteção dos Direitos Humanos”, afirmou a diretora do Centro de Ciências Jurídicas.

Em seguida, no auditório do CCJ, teve início o seminário “60 anos do Golpe Militar de 1964: balanços e perspectivas para a democracia brasileira” em parceria com o CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas). O evento contou com Alex Degan, diretor do CFH; e a professora Janine Nicolazzi Philippi (CCJ), Paulo Pinheiro Machado (CFH), Daniel Ricardo Castelan (CSE) como palestrantes e teve cerca de 80 participantes.

Após a fala dos palestrantes, houve um debate sobre a importância de relembrar o ocorrido e pontuar aspectos fundamentais para evitar que o fato seja esquecido ou repetido novamente.

Segundo a Profa. Carolina Bahia “compreender os fatores que levaram o Brasil à ditadura, os interesses externos e internos vigentes no país e as suas consequências para a sociedade brasileira são fundamentais para despertar a consciência crítica em torno do que os regimes de exceção representam e para a criação de uma cultura voltada à proteção dos direitos humanos”.