Evento “Speak4Nature” traz a primeira Escola da rede: introdução à justiça ecológica

22/04/2024 15:29

Do dia 9 ao dia 15 de abril, a UFSC sediou a 1ª Escola da Rede Speak4Nature, projeto que tem por objetivo transferir conhecimentos teóricos e empíricos relacionados com as técnicas que afirmam a voz da natureza não humana em instâncias sociais e jurídicas.

O evento contou com a participação de pesquisadores e palestrantes da UFSC e de universidades europeias e latino-americanas, como por exemplo, Universidade Nacional del Litoral – UNL (Argentina), a Universidad Autonoma de Madrid – UAM (Espanha), Universidade Piemonte Oriental – UPO (Itália); Ludwig-Maximilians-Universitaet Muenchen – LMU (Alemanha); Fundacion Hogar del Empleado – FUHEM (Espanha); Fiscalia del Medio Ambiente – FIMA (Chile); e Universidade Carlos III de Madrid – UC3M (Espanha).

Durante a Escola, que teve como eixo central a apresentação de algumas noções introdutórias sobre a Justiça Ecológica, foram abordados diversos tópicos, como: ética ecológica e valor intrínseco da natureza, aspectos ontológicos e epistemológicos do Direito, aspectos críticos da relação ser humano/natureza do ponto de vista das ciências naturais e os Direitos Humanos na interface com a Justiça Ecológica e Direitos da Natureza.

A programação também incluiu, no dia 14 de abril, uma saída de campo até a Lagoa da Conceição e a Costa da Lagoa, com uma roda de conversa com lideranças comunitárias e pesquisadores dos grupos de pesquisa OJE e GPDA/UFSC sobre a Ação Civil Pública da Lagoa da Conceição e os Direitos da Natureza.

O evento, que ocorreu de forma híbrida e teve a participação de 200 inscritos ao longo dos dias de realização, de forma presencial e virtual, foi organizado pelos integrantes das equipes do Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco – GPDA, coordenado pelo Prof. José Rubens Morato Leite e pelo Observatório de Justiça Ecológica – OJE, coordenado pela Profa. Letícia Albuquerque, com o apoio do Centro de Ciências Jurídicas – CCJ/UFSC, MPSC e MPT/SC.  O conteúdo pode ser acessado pelo canal do Youtube do GPDA.