A vice-diretora do CCJ, Profa. Dra. Melissa Ely Melo, participou no último dia 23 do lançamento da obra coletiva “O comum e os comuns: teoria e prática para um bem viver planetário”, na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina, em Criciúma (SC).
De caráter notadamente transdisciplinar e publicada pela Editora da Unesc, a obra foi organizada pela Profa. Dra. Caroline Ruschel e pelo Prof. Dr. Geraldo Miliolli, como parte das pesquisas de pós-doutorado da Professora Ruschel. O livro foi prefaciado pelo Prof. Dr. Rogério Portanova, do PPGD/UFSC.
Destaca-se o fato de que a publicação conta com a última publicação do Prof. Dr. Paulo Freire Vieira, da UFSC (in memorian).
(mais…)
Na última sexta-feira, dia 17 de maio, houve o lançamento da edição especial da Revista Avant, pela primeira vez em forma de Dossiê de Iniciação Científica, em parceria com a Profa. Dra. Grazielly Baggenstoss.
O lançamento fez parte da programação do XVIII Congresso de Direito. A Revista Avant é um periódico independente que surgiu entre os alunos da graduação em Direito da UFSC, apoiada e incentivada pela Dra. Carolina Medeiros Bahia para suprir a carência de estímulo à pesquisa e fomentar o debate e a divulgação de trabalhos acadêmicos dos estudantes em diversas temáticas que tangenciam o Direito.
A edição reúne um compilado de artigos científicos elaborados pelos alunos do semestre 23.2 da disciplina de Metodologia da Pesquisa em Direito, sobre os temas selecionados: Perfilamento Racial; Políticas Ofensivas Antigênero; Inteligência Artificial e Neonazismo; representando o compromisso proposto pela Profa. Dra. Grazielly e assumido pelos futuros profissionais em Direito com o debate acerca de tais assuntos de incomensurável relevância social.
Nos dias 10, 11, 12 e 13 de Setembro de 2024 será realizado em Criciúma (SC) o V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO VIDAS EM RISCO E CRISE CLIMÁTICA.
O Observatório de Justiça Ecológica (OJE/UFSC), por meio das professoras Letícia Albuquerque, Adriana Biller Aparicio e Camila Damasceno de Andrade estará promovendo o Grupo de Trabalho (GT) intitulado: “Juridicidade hegemônica em desconstrução: olhares a partir do Gênero, Raça, Diversidade Étnica e da Justiça Ecológica”, para o qual já é possível submeter resumos expandidos ou comunicação oral até dia 10 de junho de 2024. A professora Letícia Albuquerque (UFSC) participará também do GT GT 31 – Direitos da natureza e justiça climática, em conjunto com o professor Daniel Preve (UNESC) e a professora Gina Vallejo (Instituto de Altos Estudios Nacionales).
Informações sobre o evento disponíveis em: https://www.unesc.net/v-congresso-ibero-americano-de-humanidades-ciencias-e-educacao e a inscrição pode ser feita aqui.
(mais…)
Esse ano marca a retomada das atividades integralmente presenciais no congresso, após a totalização do online durante a pandemia e a hibridização conforme a normalização de volta. O presidente do CAXIF, Felipe Messias, conta alguns detalhes sobre a organização do evento: “Claro que por conta da greve estamos tendo que arcar com custos que não seriam necessários, como por exemplo todo o equipamento de som, mas essa edição especial é muito importante porque traz muitos nomes importantes e de diferentes opiniões e posicionamentos que atraem diversos públicos para o evento. É realmente uma das programações mais ricas que já tivemos na história do Congresso.”
Felipe também conta a tristeza por não receberem a caravana do Rio Grande do Sul por causa do estado de calamidade pública e informa sobre a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene que o Centro Acadêmico irá enviar ao estado.
(mais…)
Estamos em uma encruzilhada societária diante dos eventos climáticos recentes e fruto de “uma verdade inconveniente”, como já nos disse há algum tempo Al Gore. Tal fato é corroborado no livro “Os Limites do Crescimento”, publicado em 1972, por Dennis Meadows, Donella Meadows, Jorgen Randers e William W. Behrens, bem como pelo conceito de “irresponsabilidade organizada”, trazido pelo sociólogo alemão Ulrich Beck, que demonstra a omissão em relação a gestão pública dos riscos, danos ambientais e controle do uso de recursos naturais.
De acordo com Beck, a “irresponsabilidade organizada” ocorre quando os sistemas de segurança são anulados e os riscos legitimados pela negação de sua existência, gerando um estado de invisibilidade, que impede a exposição social das relações de imputação, inviabilizando que causas e responsáveis venham a público.
Para o autor, essa irresponsabilidade somente será superada a partir da concretização de uma democratização ecológica, onde a tomada de decisão acerca de questões centrais para a sociedade combine todas as vozes dissidentes, aliando-se a expertos alternativos e à variedade interdisciplinar.
(mais…)
O Grupo de Estudos em Arbitragem (GEArb) da UFSC consagrou-se campeão da preparatória sul da VI Competição de Arbitragem no Agronegócio (Camagro). A arbitragem, com
o método privado de resolução de disputas, oferece flexibilidade e é adequada para conflitos complexos.
O evento foi organizado pela Câmara de Arbitragem e Mediação do Agronegócio e sediado em Curitiba pelo Centro Universitário FAE, e contou com a participação de equipes de universidades públicas e privadas da região sul do país.
O GEArb Nacional é formado por alunos de graduação em Direito, com orientação de ex-alunos e estudantes de pós-graduação, sob a coordenação do Prof. Dr. Guilherme Reinig.
A equipe contou com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina e com o patrocínio da Câmara de Mediação e Arbitragem ACIF (CMAA), Mossiman-Horn Advogados, Botelho de Mesquita Advogados e Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados.
Uma homenagem do CCJ à todas as mães!
