O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Concurso Público para Docente [RETOMADO] – Edital 36/2023/DDP – Direito Constitucional/Direito Administrativo

30/05/2025 11:15

 

ÁREA:  Direito Constitucional/Direito Administrativo
Número de vagas: 1 (uma), sendo esta, preferencialmente, reservada para candidatos negros conforme prevê a seção 6 deste Edital
Denominação: Adjunto A
Regime de Trabalho: 40 horas – verifique a remuneração no Edital
Requisitos para provimento no cargo: Título de Graduado em Direito e Título de Doutor em Direito e inscrição ativa na OAB/SC (para atuação no Núcleo de Prática Jurídica/EMAJ).  A UFSC não realizará análise dos títulos dos candidatos para comprovação de requisitos para posse no cargo, neste momento. A análise ocorrerá somente após nomeação do candidato aprovado.

 

Vista de Prova, conforme Edital:

“11.2.9 Será concedida vista da prova escrita, no menor tempo possível, ao candidato que requerê-la até o término do prazo para interposição de recurso da prova escrita, observado o que consta no item 12.6.3.
11.2.9.1 Será encaminhada ao e-mail do requerente uma cópia da sua prova e a planilha de atribuição de nota individual preenchida.
11.2.9.2 Após o período informado no item 11.2.9, o candidato poderá requerer vista da sua prova escrita nos termos do item 12.6 deste edital.
11.2.9.3 O candidato deverá utilizar o modelo “Solicitação de vista da prova escrita” disponível no site http://036ddp2023.concursos.ufsc.br/, na opção do menu “Documentos para candidatos”.
11.2.9.4 O pedido de vista deverá ser dirigido ao presidente da banca examinadora, assinado digitalmente pelo candidato, e encaminhado para o e-mail do departamento de ensino (dir@contato.ufsc.br), definido no cronograma de provas, juntamente com cópia de documento de identificação.”
Recursos – Prova Escrita, conforme Edital:
“11.2.10 Será assegurado aos candidatos o direito a recurso no prazo de um 1 (um) dia útil a contar da publicação da lista dos candidatos aprovados na prova escrita.
11.2.11 O recurso deverá ser interposto por meio de requerimento dirigido à banca examinadora. O requerimento deverá ser encaminhado para o e-mail da direção do centro de ensino (ccj@contato.ufsc.br), informado no cronograma de provas, juntamente com a cópia de documento de identificação.
11.2.11.1 O recurso deverá estar devidamente fundamentado, com argumentação lógica e consistente, contendo o nome e a assinatura digital do candidato, podendo juntar os documentos que julgar convenientes.
11.2.11.2 O candidato deverá utilizar o modelo “Recurso da Prova Escrita”, disponível no site http://036ddp2023.concursos.ufsc.br/, na opção do menu “Documentos para candidatos”.
11.2.11.2.1 A orientação de como realizar a assinatura digital está disponível no site http://036ddp2023.concursos.ufsc.br/ na opção do menu “Documentos para candidatos”.”

II MOSTRA DE EXTENSÃO E PESQUISA EM DIVERSIDADE DO CCJ/UFSC

29/05/2025 21:44

CORREÇÃO DA DATA DAS APRESENTAÇÕES e LISTA DOS PÔSTERES APROVADOS

A Coordenação de Extensão e a Coordenação de Pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, informam que as apresentações dos pôsteres aprovados ocorrerá no dia 02/06/25, segunda-feira, das 16 às 17h, no Hall de entrada do CCJ. A partir das 14h os autores e autoras poderão afixar seus pôsteres. No arquivo anexo está a lista de pôsteres aprovados, com respectiva autoria.

https://arquivos.ufsc.br/lib/29c8d4d7-8f97-45ff-bc03-3b6a9561925b/file/INFORME%20DOS%20APROVADOS-2025.pdf

 

 

PRORROGAÇÃO DOS PRAZOS DE SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO

20/05/2025 16:19

A Coordenação de Extensão e a Coordenação de Pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, fazem saber aos extensionistas e pesquisadores, público interno e externo da UFSC que, os prazos de submissão e avaliação dos pôsteres para a II Semana da Diversidade do CCJ/UFSC serão prorrogados. Continue a leitura no link

https://arquivos.ufsc.br/f/24ab2f7746144bccb3c3/?dl=1

 

CNPq DIVULGA RESULTADO DAS BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA: PROFESSORES DO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS TÊM BOLSAS DE PESQUISA RENOVADAS

16/05/2025 14:20

CNPq DIVULGA RESULTADO DAS BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA: PROFESSORES DO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS TÊM BOLSAS DE PESQUISA RENOVADAS Com mais de 1.000 bolsas novas e 1.555 bolsistas contemplados pela primeira vez - o equivalente a 25% do total de aprovados - , a chamada de Bolsas de Produtividade 2024 divulgou, em 15 de maio, seu resultado preliminar, indicando a ampliação e oxigenação de uma das mais tradicionais políticas públicas de fomento à ciência, tecnologia e inovação do país. Foram aprovados, ao todo, 6.037 bolsistas: 5.617 em Produtividade em Pesquisa (PQ, correspondente a 40% da demanda); 84 em Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr, 55% da demanda); e 336 em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (28% da demanda). A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi contemplada com 118 bolsas. Do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), os professores José Rubens Morato Leite (Produtividade em Pesquisa Sênior) e Letícia Albuquerque(Produtividade em Pesquisa) tiveram suas bolsas renovadas. O resultado indica a concessão de 1.009 bolsas além do previsto, permitindo uma significativa renovação do quadro total, que é de cerca de 16 mil bolsistas. Do total de bolsas PQ e PQ-Sr aprovadas, 7,5% são de nível A; 12% de nível B; e 80,5% de nível C. Para as bolsas DT, os percentuais foram de 1%, 12% e 87%, respectivamente. "O programa de bolsas de pesquisas tem cinquenta anos de existência e como política pública tem sido decisivo no incremento da produção científica e tecnológica brasileira. Seu reforço e aprimoramento corresponde à necessidade de apoio aos nossos melhores cientistas. Somando-se a essas 1000 novas bolsas o incremento de 500 bolsas em 2023, totalizamos agora quase 10% de ampliação do número total de bolsistas de produtividade, uma ampliação significativa na história recente do país", avalia o diretor científico do CNPq, Olival Freire Jr. Do total de aprovados, 1.555 irão receber uma bolsa de produtividade pela primeira vez. Destes, 626 são mulheres, o equivalente a 40% do total - dado que iguala ao percentual da demanda por gênero e supera o percentual global aprovado na chamada, que é de 35%, uma constante em relação às chamadas anteriores. A matéria completa sobre as bolsas de produtividade pode ser acessada em: CNPq

Com mais de 1.000 bolsas novas e 1.555 bolsistas contemplados pela primeira vez – o equivalente a 25% do total de aprovados – , a chamada de Bolsas de Produtividade 2024 divulgou, em 15 de maio, seu resultado preliminar, indicando a ampliação e oxigenação de uma das mais tradicionais políticas públicas de fomento à ciência, tecnologia e inovação do país. Foram aprovados, ao todo, 6.037 bolsistas: 5.617 em Produtividade em Pesquisa (PQ, correspondente a 40% da demanda); 84 em Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr, 55% da demanda); e 336 em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (28% da demanda).

 A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi contemplada com 118 bolsas. Do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), os professores José Rubens Morato Leite (Produtividade em Pesquisa Sênior) e Letícia Albuquerque(Produtividade em Pesquisa) tiveram suas bolsas renovadas.

 O resultado indica a concessão de 1.009 bolsas além do previsto, permitindo uma significativa renovação do quadro total, que é de cerca de 16 mil bolsistas. Do total de bolsas PQ e PQ-Sr aprovadas, 7,5% são de nível A; 12% de nível B; e 80,5% de nível C. Para as bolsas DT, os percentuais foram de 1%, 12% e 87%, respectivamente.

“O programa de bolsas de pesquisas tem cinquenta anos de existência e como política pública tem sido decisivo no incremento da produção científica e tecnológica brasileira. Seu reforço e aprimoramento corresponde à necessidade de apoio aos nossos melhores cientistas. Somando-se a essas 1000 novas bolsas o incremento de 500 bolsas em 2023, totalizamos agora quase 10% de ampliação do número total de bolsistas de produtividade, uma ampliação significativa na história recente do país”, avalia o diretor científico do CNPq, Olival Freire Jr.

 Do total de aprovados, 1.555 irão receber uma bolsa de produtividade pela primeira vez. Destes, 626 são mulheres, o equivalente a 40% do total – dado que iguala ao percentual da demanda por gênero e supera o percentual global aprovado na chamada, que é de 35%, uma constante em relação às chamadas anteriores.

A matéria completa sobre as bolsas de produtividade pode ser acessada em: CNPq

Inscrições abertas para o Programa de Apadrinhamento Study Buddy

16/05/2025 09:16

As inscrições para o Programa de Apadrinhamento Study Buddy da UFSC para o segundo semestre de 2025 estão abertas até 30 de maio via formulário. O programa é uma iniciativa que tem por objetivo tanto orientar e auxiliar estudantes internacionais durante sua estadia na cidade de seu respectivo campus e na UFSC quanto propiciar aos estudantes da UFSC a oportunidade de expandir seus conhecimentos acerca de diferentes culturas a partir da interação com estudantes de universidades estrangeiras.

No próximo semestre, serão recebidos estudantes dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Peru, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suíça e Uruguai.

Ademais, os padrinhos e madrinhas receberão um Certificado de Participação no Programa de Apadrinhamento, concedido pela SINTER, mediante a avaliação realizada pelo intercambista que deve conceder, no mínimo, a nota 6 (em uma escala de 10).

Confira mais informações aqui

Palestra ‘O papel da ficção literária no imaginário jurídico: possibilidades frente aos desafios ecossociais’

08/05/2025 14:59

O projeto Speak4Nature promove a palestra online O papel da ficção literária no imaginário jurídico: possibilidades frente aos desafios ecossociais, neste sábado, 10 de maio, às 9h. A atividade é realizada em parceria com o Grupo de Estudos sobre Escritoras Brasileiras do Passado, coordenado pela professora Rosana Cássia dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT), e com o Grupo de Pesquisa Observatório de Justiça Ecológica, coordenado pela professora Letícia Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento propõe uma reflexão sobre o papel da literatura escrita por mulheres no questionamento dos imaginários sociais e jurídicos, no contexto da crise ecossocial. O objetivo é analisar a literatura de ficção científica e o afrofuturismo, com foco em autoras como Lu Ain-Zaila e Nnedi Okorafor, além da representação dos papéis de gênero em obras da literatura brasileira.

O debate é sobre como os textos literários podem tanto reproduzir estereótipos sociais quanto criar caminhos de resistência e reimaginação de futuros possíveis. Por meio da literatura, prioriza-se uma leitura crítica do paradigma antropocêntrico e colonial que permeia o imaginário jurídico dominante, em diálogo com a perspectiva da justiça ecológica.

As palestrantes são Noelia Fragoso Tellez, doutoranda em Humanidades na Universidad Carlos III de Madrid e mestre em Estudos Literários pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha); Flávia Dall Agnol de Oliveira, doutoranda em Direito na UFSC e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Thais Silveira Pertille, mestre e doutora em Direito pela UFSC. Thais abordará o livro de contos de sua autoria (A voz da bruxa: contos da bruxa Simone na ilha da magia), o eco, a construção do feminino e a interseção com o Direito.

A palestra ocorrerá em plataforma online e integra o projeto de cooperação internacional Speak for Nature. Informações sobre o projeto no site https://www.speak4nature.eu

Chamada de artigos: X Workshop da Rede Jean Monnet – BRIDGE Watch em Santiago, Chile

05/05/2025 13:03

Temos o prazer de anunciar o X Workshop da Jean Monnet Network – Seminário BRIDGE Watch, uma iniciativa Policy Debate cofinanciada pelo Programa Erasmus+ da União Europeia. Esta edição do Workshop será realizada em Santiago, Chile, no dia 2 de outubro de 2025, em formato híbrido, com organização da Universidad de Chile em colaboração com o Latin America Center of European Studies (LACES).

Convidamos acadêmicos e pesquisadores a submeterem artigos científicos para apresentação no Workshop do X Seminário Jean Monnet Network – BRIDGE Watch, com o tema “Transformação Digital e Soluções Inovadoras”.

Serão aceitas submissões em inglês, espanhol ou português, individuais ou em coautoria (com até três autores). Estudantes de graduação também são incentivados a participar, preferencialmente em colaboração com estudantes de mestrado ou doutorado.

Os artigos completos devem ser submetidos até 12 de setembro de 2025, às 23h59 (horário do Chile – GMT-4), por meio de formulário online.

Os melhores artigos selecionados serão:

– Apresentados no Workshop (presencialmente para os que estiverem em Santiago e virtualmente para os participantes internacionais), a critério do Comitê Organizador;
– Considerados para publicação no Dossiê Temático da 10ª Edição do Latin American Journal of European Studies (ISSN 2763-8685), desde que aprovados na revisão por double blind peer review da Revista;
– O melhor trabalho receberá o Prêmio Mérito Científico – Jean Monnet BRIDGE Watch pela contribuição acadêmica apresentada, a critério do Comitê Organizador.

As Diretrizes detalhadas para submissão estão disponíveis em: https://eurolatinstudies.com/pt/call-for-papers-x-jean-monnet-network-workshop-bridge-watch-in-santiago-chile/.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.