Publicamos o Edital 12/2019/CCJ, que estabelece a data de 3 de abril de 2019 para a realização das eleições para a representação docente no Colegiado Delegado do Departamento de Direito, Colegiado do Curso de Graduação em Direito e Conselho Universitário, juntamente com a eleição para a Direção do Centro.
Publicamos o resultado das apurações das eleições realizadas no CCJ no dia 27 de março de 2019.
O AQUASEG/AQUALAB convida para o Curso de Extensão Direito Marítimo e Comércio Internacional, no dia 29 de março de 2019, com os professores Eliane Octaviano Martins e Eduardo Antonio T. Lebre.
Maiores informações no link.
O CCJ realiza hoje (27/03, das 08h às 12h30min e das 17h30 às 21h), eleições para Chefe de Departamento, Coordenador dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação e Colegiados. Até as 12h, mais de 50% dos Professores e TAEs já tinham comparecido à urna, que está disponível no 4º andar, na sala da Vice-Direção. A Comissão Eleitoral é presidida Professor Dr. Aires Rover.
O Observatório de Justiça Ecológica (OJE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC, inicia a 9ª edição do ciclo de leitura e debate na quinta-feira, dia 28 de março. Os encontros são abertos à comunidade e, para participar, não é necessário inscrição prévia. Neste semestre, o grupo debaterá o livro “Definindo a Justiça Ambiental”, de David Schoesberg. Os encontros serão realizados mensalmente às quintas-feiras, na sala 205 do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), das 12h15min às 14h.
O livro “Definindo a Justiça Ambiental” explora o que, exatamente, significa “justiça” nas definições de justiça ambiental e ecológica. O autor examina como o termo é usado em movimentos de justiça ambiental e em teorias de justiça ambiental e ecológica. O argumento central é que uma teoria e prática da justiça ambiental necessariamente inclui concepções distributivas de justiça, mas também deve abarcar noções de justiça baseadas em reconhecimento, capacidades e participação. O objetivo é o desenvolvimento de uma noção ampla, multifacetada e integrada de justiça que possa ser aplicada a em relação aos riscos ambientais nas populações humanas e às relações entre as comunidades humanas e a natureza não humana.
O Centro de Ciências Jurídicas lamenta profundamente o prematuro falecimento da professora Cecilia Caballero Lois.
A professora Cecilia foi aluna de Mestrado e Doutorado em Direito da UFSC e competente professora do Curso, em graduação e pós-graduação. Atualmente, era professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Autora de respeitável produção acadêmica, Cecilia Lois será sempre lembrada pelos colegas professores, alunos e servidores pela generosidade e pelo grande afeto que dispensava a todos.
Aos amigos, admiradores e familiares, deixamos nossas mais profundas condolências.
O Centro Acadêmico XI de Fevereiro realizará no dia 27 de março, às 20h, no Auditório do CCJ, uma sessão em homenagem ao Prof. Lédio Rosa de Andrade, recentemente falecido. Na ocasião será descerrado quadro em homenagem ao professor.