Dia Internacional das Mulheres

08/03/2024 17:35

O dia das mulheres tem sido comemorado oficialmente desde 1975, porém sua origem veio das manifestações do início do século 20, quando as mulheres reivindicavam melhores condições de trabalho nas fábricas, que incluíam jornadas de trabalho de 16 horas, seis dias por semana. A primeira passeata foi em Nova York, em 26 de fevereiro de 1909.

O movimento então se espalhou pelos países e continentes, crescendo a cada ano de injustiças impostas à mulher, e as tentativas de calar suas vozes. Em 1910, a alemã Clara Zetkin propôs a criação de uma jornada de manifestações anuais, sem declarar uma data específica. O primeiro dia oficial das mulheres foi celebrado então, em 19 de março de 1911.

Após as ondas de protesto na Rússia contra a fome durante a Primeira Guerra Mundial, o feriado foi adotado em 8 de março entre os soviéticos como celebração da “mulher heroica e trabalhadora”. Em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou a data e declarou aquele como o Ano Internacional das Mulheres, para lembrar e comemorar suas conquistas políticas e sociais.

Celebramos hoje o dia internacional da mulher e seguimos nossa jornada em busca da igualdade de gênero para nós, mulheres fortes, trabalhadoras, brasileiras e reais, pois ainda temos o mundo inteiro para conquistar. Feliz dia da mulher!