Nota de Repúdio: CCJ e CSE.
O Centro de Ciências Jurídicas e o Centro Sócio-Econômico da Universidade de Santa Catarina vêm, a público, manifestar o seu repúdio contra os atos de violência física e de racismo sofridos por estudantes indígenas, moradores da residência indígena da UFSC nos últimos dias.
Segundo informações, os atos de violência começaram na manhã de sábado, dia 05/07, quando um grupo de estudantes indígenas fazia um churrasco dentro do campus universitário da Trindade e foi obrigado a deixar o local por policiais militares, que tentaram dispersá-los com emprego de spray de pimenta e de balas de borracha.
Num segundo episódio, ocorrido na madrugada de domingo, um grupo com cerca de doze jovens que usavam patinetes elétricos agrediram, verbal e fisicamente, três estudantes indígenas que estavam na calçada em frente a moradia indígena, com pedras e taquaras, causando ferimentos nas vítimas.
Na última segunda-feira, o mesmo grupo retornou ao local, proferindo novas ofensas racistas e arremessando pedras contra o alojamento.
Neste momento de profunda indignação, apelamos aos órgãos policiais e às entidades protetoras dos povos originários para que ofereçam a proteção necessária aos nossos alunos e realizem uma investigação rápida e eficiente para a responsabilização dos ofensores, ao mesmo tempo em que expressamos o nosso apoio e solidariedade a comunidade indígena da UFSC.













