Validação de Disciplinas

A validação de disciplinas, regulamentada pelo art. 97 da Resolução nº 017/CUn/97, poderá ser solicitada a qualquer momento do semestre.  Durante toda a tramitação do processo você poderá acompanhar o andamento pelo site do DAE, em Consultar Processos, ou enviando e-mail para direito@contato.ufsc.br.

Dois pontos importantes a serem analisados antes da solicitação de validação:

  1. Os programas das disciplinas da instituição onde as mesmas foram cursadas, devem ser compatíveis com os programas da UFSC; e
  2. A carga horária deve ser igual ou maior do que a disciplina que se pleiteia a validação na UFSC.

 

PROCEDIMENTO

  1. Preencha o Formulário de Validação de Disciplinas;
  2. Envie o formulário por e-mail à Coordenação de Curso (direito@contato.ufsc.br), juntamente com o restante da documentação necessária:
    • histórico escolar;
    • programa das disciplinas, quando cursadas fora da UFSC; ou
    • certificados.

      * Os documentos devem ser enviados nos formatos .pdf, .jpeg, .jpg ou. gif, já que outros não são aceitos pelo SPA.

  3. Se não possuir a documentação necessária, e essa estiver em processo físico anterior (de validação de disciplinas, transferência interna/externa, etc.), a Coordenação do Curso a solicitará sua versão digitalizada ao Serviço de Documentação (SEDOC) do DAE, pelo e-mail sedoc.dae@contato.ufsc.br;
  4. De posse do formulário preenchido e da documentação completa, fornecidos por você ou pelo SEDOC/DAE, a Coordenação do Curso autuará um processo digital no Sistema de Processos Administrativos – SPA, e incluirá esses documentos como peças do processo;
  5. Para cada pedido de validação deverá ser aberto novo processo no SPA, independentemente se já houver outro, físico ou digital, em seu nome. Não se deverá resgatar processos já existentes, como de validação de disciplinas, transferência interna/externa, etc.