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Triagem e Atendimento

Antes de buscar atendimento junto ao Núcleo de Práticas Jurídicas da UFSC, verifique se você se encaixa em ambos os critérios de competência e de triagem econômica, alinhados à Resolução nº 04/2011 do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e estabelecidos pela Portaria nº 01/2022/EMAJ/CCJ, de 20 de junho de 2022.

COMPETÊNCIA
AÇÃOMORADIA
Família (Autor/a)Qualquer bairro do município de Florianópolis, SC
Cível (Autor/a)
PenalApenas em crimes de menor potencial ofensivo ligados a uma ação cível em trâmite no NPJ

TRIAGEM ECONÔMICA¹
CRITÉRIODESCRIÇÃO
RendimentosA renda do núcleo familiar²³ deve ser de até 3 (três) salários mínimos nacional
BensO valor dos bens do núcleo familiar²³ não pode ultrapassar os 160 salários mínimos nacional
¹ O critério de triagem econômica não exclui a avaliação do(a) professor(a) supervisor(a) no caso concreto, podendo ser negado o atendimento se verificado alguma hipótese de não enquadramento.
² A renda familiar mensal é a soma dos rendimentos brutos recebidos mensalmente pelas pessoas que fazem parte do mesmo grupo familiar, maiores de 16 anos, excluindo-se os rendimentos concedidos por programas oficiais de transferência de renda e de benefícios assistenciais, bem como o valor comprovadamente pago a título de contribuição previdenciária oficial.
³ Havendo conflito de interesses entre pessoas de um mesmo grupo familiar — por exemplo, entre cônjuges ou companheiros(as) —, a renda mensal e o patrimônio líquido deverão ser considerados individualmente.

Estando encaixado(a) nos critérios acima, você está apto(a) a ser atendido(a) pelo NPJ. O atendimento ocorre em três etapas:

FLUXO DE ATENDIMENTO
ÂMBITOETAPA
Administrativo1O agendamento⁴ pode ser realizado a partir da primeira semana de aula do semestre letivo, conforme o Calendário Acadêmico da UFSC, por telefone ou presencialmente, na secretaria do NPJ
2No dia do atendimento, é necessário apresentar (i) cópia do CPF/RG; (ii) comprovante de renda; e (iii) comprovante de residência atualizado⁶, que serão avaliados pela secretaria do NPJ, em conformidade aos Critérios de Triagem
Jurídico3Se o caso for aprovado na triagem, a secretaria o entregará à uma das equipes de estagiários(as), que, orientados(as) por seu(ua) professor(a) supervisor(a), farão o atendimento jurídico ao caso⁷⁻⁸
⁴ O atendimento ocorre somente via agendamento.
⁵ No primeiro atendimento, você receberá um cartão de acompanhamento, de acordo com o tipo da ação, no qual será registrado seu nome, o número da equipe e o dia da semana em que ocorrerão os atendimentos durante o semestre. O cartão de acompanhamento deverá ser trazido em todos os atendimentos no NPJ.
⁶ O contato com a equipe será realizado por meio da secretaria do NPJ ou por outra forma de contato a ser combinada.
⁷ Os documentos solicitados pelas equipes deverão ser entregues na secretaria do NPJ e serão colocados na pasta de recados da equipe responsável.
⁸ Se você deixar de comparecer ao NPJ, não trouxer os documentos solicitados ou não se comunicar com a equipe, sua pasta será arquivada por falta de interesse.

 

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