XVIII Congresso Direito UFSC – Presidente do CAXIF conta sobre o maior evento de Direito da América Latina

16/05/2024 11:49

 Esse ano marca a retomada das atividades integralmente presenciais no congresso, após a totalização do online durante a pandemia e a hibridização conforme a normalização de volta. O presidente do CAXIF, Felipe Messias, conta alguns detalhes sobre a organização do evento: “Claro que por conta da greve estamos tendo que arcar com custos que não seriam necessários, como por exemplo todo o equipamento de som, mas essa edição especial é muito importante porque traz muitos nomes importantes e de diferentes opiniões e posicionamentos que atraem diversos públicos para o evento. É realmente uma das programações mais ricas que já tivemos na história do Congresso.”

Felipe também conta a tristeza por não receberem a caravana do Rio Grande do Sul por causa do estado de calamidade pública e informa sobre a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene que o Centro Acadêmico irá enviar ao estado.

O Congresso além de destacar o Direito, envolve um processo multidisciplinar, abarcando outros centros, como o Centro Socioeconômico (CSE) e o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). “Não é necessário fazer o Direito para entender o Direito, então buscamos expandir o nosso público cada vez mais, até porque o Congresso nasceu como um evento pago, apenas depois de uma reviravolta ele se tornou gratuito”, afirma Felipe, “Então a nossa filosofia é não se fechar em apenas uma ideologia, mas tentar trazer essa pluralidade para justamente envolver muitas opiniões e formas de pensar para englobar o maior público possível e da melhor maneira possível”.

Nesta edição, em especial, o Congresso contemplará o Direito Penal, Civil, Ambiental, Constitucional, Empresarial, Tributário, Trabalhista, Internacional e Econômico. Dentre os nomes confirmados, destacam-se: Ministro Rogerio Schietti, Eugênio Pacelli, Maurício Stegemann Dieter, Fredie Didier, Angélica Carlini, Eliane Cristina, José Levi, Lênio Streck, Ministro André Ramos Tavares, Dora Lima, Ministra Delaíde Arantes, Andréa Mascitto, Marciano Seabra de Godoi, Flávia Piovesan, Manuelita Hermes, Paulo César Aragão.

O ponto de coleta da campanha de arrecação para as famílias afetadas do Rio Grande do Sul se encontra no hall de entrada do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, para doação de alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene.

Para mais informações, acesse o site: www.congressodireitoufsc.com.br e visite o perfil do Centro Acadêmico: Clique aqui

Confira mais imagens do evento no perfil oficial do CCJ: Clique aqui