Lançamento do livro “O comum e os comuns: teoria e prática para um bem viver planetário”

30/05/2024 10:50

 A vice-diretora do CCJ, Profa. Dra. Melissa Ely Melo, participou no último dia 23 do lançamento da obra coletiva “O comum e os comuns: teoria e prática para um bem viver planetário”, na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina, em Criciúma (SC).
De caráter notadamente transdisciplinar e publicada pela Editora da Unesc, a obra foi organizada pela Profa. Dra. Caroline Ruschel e pelo Prof. Dr. Geraldo Miliolli, como parte das pesquisas de pós-doutorado da Professora Ruschel. O livro foi prefaciado pelo Prof. Dr. Rogério Portanova, do PPGD/UFSC.
Destaca-se o fato de que a publicação conta com a última publicação do Prof. Dr. Paulo Freire Vieira, da UFSC (in memorian).


A vice-diretora do CCJ participou da obra em conjunto com a Profa. Dra. Giorgia Sena Martins em capítulo intitulado “Economia Ecológica e Direito Ecológico: diálogo necessário para uma prática de defesa dos bens comuns”. O artigo “propõe repensar a proteção dos bens comuns por meio da Economia Ecológica e do Direito Ecológico, pois a economia e o direito, concebidos à luz da matriz mecanicista-cartesiana, justificaram e legitimaram a destruição e a apropriação dos commons ao longo da História, tornando essa racionalidade não só aceita, mas praticamente inquestionável como paradigma hegemônico para entender o mundo e discutir as relações. O objetivo deste capítulo é articular o Direito Ecológico e a Economia Ecológica, permitindo um novo olhar sobre a degradação e a preservação dos commons. Além disso, objetiva-se refletir acerca do enfrentamento da crise ecológica à luz dessas categorias de modo a encorajar o interesse e as novas incursões na matéria, incluindo, ao final, uma análise de documentos judiciais relativos ao caso da Ação Estrutural da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, Santa Catarina” (apresentação, p. 22)
O livro pode ser acessado gratuitamente: Clique aqui