Eleições para a gestão do CAXIF acontecem nessa quarta-feira, 19 de junho

18/06/2024 20:20

As eleições para definir presidente e vice-presidente do Centro Acadêmico XI de fevereiro estão acontecendo desde o dia 28 de maio, quando as chapas se inscreveram. Nesta quarta-feira, 19 de junho, é o dia da votação e apuração para definir a próxima gestão do Centro do curso de Direito da UFSC.

O atual vice-presidente, Pedro Bertoli, nos explica alguns impactos que o CAXIF tem sobre os estudantes: “o CAXIF precisa receber o estudante recém chegado na UFSC, apresentá-lo pra vida universidade e fazer com que ele se sinta acolhido, desde esse início até o momento em que o estudante pega o diploma e a carteira da OAB, é papel do centro acadêmico possibilitar o máximo de experiências de qualidade no curso.”

Ele também afirma que é necessário disposição para assumir o posto: “aliar disposição e planejamento também é essencial para concretizar todas as ações que o CAXIF historicamente desenvolve (congresso, aula magna, semana jurídica, habemus), além de manter uma interlocução ativa com agentes da UFSC (direção, colegiados de curso, DCE, outros CAs, administração central).”

O presidente da atual gestão do Centro Acadêmico, Felipe Messias, afirma que o CAXIF impacta singularmente a vida dos estudantes devido à toda sua trajetória histórica, tendo surgido antes da OAB de Santa Catarina; e acredita que as próximas gestões tem de ter um olhar rumo ao futuro e saber driblar as dificuldades, tal qual a defasagem orçamentária que as Universidades Federais enfrentam como um todo, e assumir como missão defender a permanência dos estudantes e o debate democrático.

Felipe também afirma que existem diversos pontos que podem tornar o Centro mais forte, mas que cabe à gestão definir suas prioridades: “independente de qual gestão assumir, devemos saber: qual a prioridade dela? Porque todas terão percalços para atingir o objetivo desejado, então a chapa tem que priorizar alguma coisa, cabendo a eles decidir priorizar o debate político, a atuação política, a comunicação com a parte externa, se manifestar pelo plano diretor, e por aí vai, existem muitas possibilidades.”

Neste ano, a eleição conta com duas chapas: a chapa 1, Florescer, tem como presidente Sofia Pereira da Silva e vice-presidente Maria Eduarda Cabreira Santos, e traz um ideal feminista que busca dialogar mais com as entidades de base, políticas e relações institucionais.

Sofia Pereira afirma que o CA é o elo dos discentes, atuando como intermediário essencial entre os estudantes e a administração da Universidade, promovendo integração e suporte acadêmico e extracurricular para defender os interesses do aluno. “Na gestão é fundamental ter transparência, pluralidade, comunicação, eficiência e engajamento, devendo ser clara e aberta em suas ações e decisões para representar a diversidade de opiniões e necessidades dos estudantes e manter um diálogo constante e eficaz com todos os membros da comunidade acadêmica.”

Ela também acredita que a interação dos alunos com o CAXIF depende do sentimento de acolhimento e pertencimento proporcionado por ele: “As propostas de integração são parte chave do nosso projeto, uma vez que representam uma característica importante para conseguir adentrar outras questões com mais facilidade. Caminhamos rumo a um CAXIF cada vez mais fortalecido e capaz de demonstrar as percepções e necessidades do estudante de direito da UFSC nas mais diversas esferas, dentro e fora da universidade.”

A chapa 2, Esperança Garcia, formada por Lucas Brum Rigoli como presidente e Danielli de Paula Braz como vice, reforça o antiracismo na Universidade e traz o ideal de esperança coletiva.

Se você é estudante do curso de Direito da UFSC, não se esqueça de se informar sobre os ideais das chapas e ir votar na quarta-feira pela próxima gestão do Centro Acadêmico.

Mais informações no perfil do instagram do CAXIF: Clique aqui.